Melhores Práticas Garantem Longa Vida das Mangueiras Hidráulicas

Muitos fatores podem afetar a vida de uma mangueira hidráulica, incluindo danos ao local, desgaste abrasivo e exposição prolongada ao calor e à luz ultravioleta. Tudo isso pode ser resolvido, mas tudo será em vão se as mangueiras não forem instaladas e roteadas corretamente.
Por Equipe Sogima.

Muitas pessoas não consideram as mangueiras hidráulicas como componentes de alta tecnologia, embora se espere que tolerem um amplo espectro de pressões, milhares de ciclos de máquina, ondulações e picos de pressão e uma ampla gama de movimentos. E se uma mangueira falhar, os resultados incluem um tempo de inatividade caro, danos ao equipamento e possíveis ferimentos ao pessoal. Seguir as diretrizes no estágio de projeto pode tornar o equipamento muito mais confiável, mais fácil de manter e mais seguro.

Como os conjuntos de mangueiras são flexíveis, certifique-se de fazer concessões para a aplicação de pressão. Conjuntos de mangueiras podem se estender até 2% quando pressurizados. Mais importante, eles às vezes contraem até 4%. Isso pode causar tensão excessiva no reforço da mangueira e do encaixe de crimpagem, levando a uma vida útil menor do conjunto da mangueira. Portanto, você deve cortar a mangueira um pouco mais para permitir a expansão e a contração.

Começando com o básico

As mangueiras hidráulicas têm três componentes: o tubo interno, o reforço e a cobertura externa. O tubo interno transmite o material que flui através da mangueira. O reforço dá à mangueira sua força e contém a pressão do conjunto da mangueira. A cobertura externa protege o reforço. O tubo interno da mangueira, o reforço e a tampa externa o tornam similar em muitos aspectos a um pneu de carro.

A linha de colocação é impressa em uma linha reta ao longo da parte externa da tampa da mangueira. Ela serve a dois propósitos. A primeira é fornecer informações sobre a mangueira: um código de produto, ID, pressão de trabalho. O segundo e menos conhecido propósito é como um indicador visual, se uma torção na mangueira for introduzida durante a instalação.

A temperatura é uma consideração importante ao projetar um sistema hidráulico. Quando o material flui através de um circuito sob pressão, as restrições podem gerar calor, afetando negativamente o conjunto da mangueira. O calor também pode vir de uma fonte externa, como um compartimento do motor. Conseqüentemente, alguns fabricantes oferecem mangueiras com uma faixa de temperatura mais alta ou revestimento adicional resistente ao calor.

Raio de curvatura da mangueira

Os fabricantes oferecem mangueiras com diferentes raios de curvatura mínimos, alguns mais apertados que outros. Mangueiras com uma tolerância muito alta à abrasão podem sacrificar alguma flexibilidade. Exceder o raio de curvatura coloca tensão excessiva no reforço, especialmente na curva externa. Isso pode fazer com que bolhas apareçam sob a tampa externa da mangueira.

Figura 1

Alterações no comprimento da mangueira podem variar quando a pressão é aplicada. Permitir comprimento extra para acomodar este movimento.

 

Certifique-se de que o conjunto foi projetado para dobrar a mangueira em apenas um plano para evitar torcer o reforço de fio. Alguns fabricantes dizem que a introdução de uma torção de apenas 5% pode reduzir a vida de um conjunto de mangueiras em 60 a 70%, e uma torção de 7 a 8% pode reduzi-lo em até 90%. Quando essa recomendação não puder ser atendida, coloque a mangueira em uma orientação diferente ou use um acoplamento giratório. Se nenhum dos dois puder ser feito, instale uma braçadeira de mangueira entre as dobras.

Forneça um comprimento de mangueira suficiente em ambos os lados da braçadeira para aliviar a tensão no reforço. Esse comprimento depende do diâmetro interno (ID) da mangueira, da armadura e do raio mínimo de curvatura.

Evitar a abrasão

Para ajudar a evitar a abrasão, use braçadeiras para prender uma mangueira e evitar que ela esfregue contra superfícies ou cantos afiados. As braçadeiras devem ter o tamanho correto para encaixar em torno do diâmetro externo (OD) da mangueira e impedir o movimento, mas não tão apertado que cause danos à tampa da mangueira. Certifique-se de que haja folga suficiente em ambos os lados da braçadeira para permitir expansão e contração.

Fig. 3

Quando a flexão em mais de um plano for inevitável, instale uma braçadeira de mangueira entre as dobras.

A adição de uma manga de proteção ao conjunto da mangueira proporciona resistência adicional à abrasão. Os tipos populares de proteção de mangueira incluem proteção de nylon, plástico espiral e arame galvanizado de bitola pesada. O revestimento de nylon é usado amplamente como proteção contra abrasão sempre que os conjuntos de mangueiras possam ser expostos a danos por fricção. Envoltório espiral de plástico é um econômico e fácil de embrulhar mangueiras individuais ou empacotá-los. Um dos principais benefícios do envoltório espiral é que você pode instalá-lo depois que as extremidades forem engastadas em um conjunto de mangueiras.

Em aplicações onde os conjuntos de mangueiras são expostos a condições operacionais severas, uma escolha comum é uma proteção de arame galvanizado com uma mola sobre o conjunto de mangueira. O fio ajuda a distribuir um raio de curvatura nas mangueiras curvas e reduz a probabilidade de dobras.

Fig. 6

Articulações rotativas (giros ao vivo) podem reduzir a flexão da mangueira causada pelo movimento do equipamento ou maquinário.

Uma alternativa é usar um encaixe giratório, também chamado de giratório ao vivo. É importante determinar a diferença entre um encaixe giratório cravado em um conjunto de mangueira e um giro ao vivo. Normalmente, o primeiro girará sob pressão - geralmente não é projetado para girar continuamente. Estes são usados ​​mais comumente para fins de instalação e para remover dobras de mangueiras. Uma aplicação comum são os conjuntos de mangueiras de lavagem a pressão. Lembre-se de que as extremidades da mangueira não fazem parte da parte flexível da mangueira.

Mantenha-o simples e arrumado

Projetar uma aparência elegante ao rotear mangueiras. Isso não só impede a torção e a abrasão, mas pode reduzir os custos de manutenção. Os conjuntos de mangueiras são menos confusos e mais fáceis de remover e instalar.

Fig. 7

Você pode conseguir uma aparência elegante usando 90 graus. adaptadores ou mangueiras.

Use conexões de mangueira em ângulo em vez de adaptadores, porque cada conexão é um ponto de vazamento potencial. Ao manter os adaptadores no mínimo, você reduz o número de componentes adicionados ao conjunto da mangueira. Conexões e adaptadores de mangueira crimpados estão disponíveis com 45 e 90 graus. ângulos.

Às vezes, os aplicativos exigem encaixes angulares nas duas extremidades. Isso significa que, quando os dois encaixes estiverem inclinados, você deve considerar a orientação entre eles. Por exemplo, um conjunto de mangueira com dois graus de 90 graus. os encaixes crimpados em cada extremidade podem precisar de uma orientação especial: um em linha ou em ângulo com cada um dos encaixes. Algumas empresas se referem a isso como "clocking".

Se você estiver projetando sistemas que tenham longos trechos de conjuntos de mangueiras juntos, você pode considerar o uso de porta-mangueiras. Mangueiras ou cabos estão disponíveis em plástico e aço. Eles são unidos ou presos juntos como elos de uma corrente.Os transportadores podem proteger os conjuntos de mangueiras contra sujeira, detritos e outros fatores ambientais.

 

Jamie Vokes é o gerente de treinamento e suporte de campo da Pirtek USA , com mais de 25 anos de experiência trabalhando com componentes e sistemas hidráulicos em vários setores da indústria, tanto nacional como internacionalmente.